quarta-feira, 17 de junho de 2009

Acidentes: Seu filho está protegido?


Toda mãe morre de medo de ter o filho envolvido em acidentes. Mas você tem tomado todas os cuidados necessários para evitá-los? Veja a seguir alguns dados extraídos do site da ONG Criança Segura:


TRAUMAS

O trauma é a principal causa de morte em crianças e adultos jovens, e um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Quando há sobrevida, as seqüelas temporárias ou permanentes têm um índice elevado. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, somente em 1998, aproximadamente 5,8 milhões de pessoas morreram vítimas de trauma no mundo, o que representa 97,9 óbitos por 100.000 habitantes. Destes, aproximadamente 800.000 óbitos e 50 milhões de seqüelados estão na faixa etária de 0 a 14 anos de idade.

ACIDENTES


Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 6 mil crianças até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. Estimativas mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com seqüelas permanentes que irá gerar, provavelmente, conseqüências emocionais, sociais e financeiras à essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS – Sistema Único de Saúde. Estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção.


Fonte: ABIB, Simone de Campos Vieira. Prevenção de Acidentes com Crianças. Artigo apresentado no I Fórum de Prevenção de Acidentes com Crianças, São Paulo, 2004

PREVENÇÃO

A prevenção é a principal solução para evitar acidentes. Infelizmente no Brasil, ainda se pratica a filosofia do "acontecer para precaver". Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram para só depois tomar certas atitudes. Infelizmente, para muitas crianças, já pode ser tarde de mais. Por isso, convidamos você, mãe/pai para praticar a filosofia da prevenção.

Clique aqui e conheça alguns cuidados simples, porém essenciais, para garantir a segurança das crianças.

Saiba mais no site: www.criancasegura.org.br



Nenhum comentário: