quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dormir de Barriga para cima é mais seguro



Iniciou no último dia 22 a campanha "Dormir de barriga para cima é mais seguro!" da Pastaral da Criança. Um grande susto para todas nós mães, que há anos, ouvimos dizer que a melhor posição para o bebê dormir é de ladinho.

A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebês até um ano de idade. Em muitos casos ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo, uma posição incorreta para dormir pois o bebê respira um ar menos puro, ou seja, ele respira parte do ar que deveria ser eliminado.
As pesquisas baseadas em evidências mostram que dormindo de barriga para cima, diminuem as chances do bebê morrer por sufocamento e asfixiamento.

Caso você é uma das pessoas acreditam que, dormindo de barriga para cima, o bebê irá se afogar, pois ele pode vomitar, saiba que os estudos mostram que neste caso, a reação natural do bebê é tossir e com isso chamar a atenção dos pais.
E lembre-se, não fume perto do bebê e não agasalhe demais o bebê para dormir. Também é importante saber que o bebê corre mais risco se dormir na mesma cama que a mãe ou com os irmãos, o melhor lugar para o bebê dormir é em seu berço, colocado no quarto da mãe pelos 6 primeiros meses de vida.


O que é a Morte Súbita

Morte Súbita é o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano de idade que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ela também é conhecida como “morte do berço”.
Embora a causa da Morte Súbita seja desconhecida, existem alguns fatores que aumentam o risco de ela acontecer. A Pastoral da Criança, com o apoio de várias entidades lança essa campanha com dicas simples para que os pais e cuidadores possam coloca-lás em prática. Juntos reduziremos os riscos de morte súbita e favoreceremos o bem estar e a saúde de nossas crianças.

Perguntas e Respostas

Bebês devem dormir de barriga para cima
Estudos mostram que essa é a forma mais segura de colocar o bebê para dormir. Confira o tira dúvidas sobre o assunto:

1. O que é morte súbita infantil (MSI)?

É a morte inexplicável e repentina de um bebê, diagnosticada por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança. Também é conhecida como morte do berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo. A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebê até um ano de idade. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida, em geral nos meses de inverno.

2. Qual é a causa da morte súbita infantil?

A causa da MSI é desconhecida, mas foram identificados fatores que aumentam o risco de morte súbita:

- bebê que dormem de bruços ou de lado;
- exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento a exposição ao fumo no ambiente;
- consumo de álcool e drogas durante e após a gestação;
- falta de aleitamento materno;
- uso de colchões ou travesseiros muito moles e fofos;
- presença de brinquedos, travesseiros, rolinhos e outros objetos no berço que podem sufocar o bebê;
- superaquecimento do bebê;
- dormir na cama com os pais ou com outras pessoas;
- nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.

3. Qual a posição mais segura para o bebê dormir?

A orientação dos especialistas é que você sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima, seja para uma soneca no meio da tarde, seja à noite e não importa se é em casa, na creche ou na casa da avó. Por isso oriente todas as pessoas que irão lhe ajudar a cuidar do bebê que sempre o deitem de barriga para cima.

4. Como tornar mais seguro o sono do bebê?

Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Também existem outras orientações que ajudam a evitar a MSI:

- Evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê superaquecer seu corpo.
- Deixar os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
- Deixar a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê
- A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.
- O bebê deve dormir sozinho em sua própria cama ou berço e não na cama de seus pais ou com outras crianças.


5. Colocando o bebê para dormir de barriga para cima ele não pode se afogar com o próprio vômito?

Esse pensamento é uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”.
Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel, é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

6. Então não se deve deixar o bebê dormindo de lado?

Não. Os riscos de dormir de lado são semelhantes a dormir de barriga para baixo. A posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de bruços. Quando o bebê dorme de lado, além de poder asfixiar-se com um ar viciado, ou seja, o ar que ele mesmo respira, a criança pode futuramente ter complicações na coluna e no pescoço, pois como elas estão em fase de formação e seus corpos são muito frágeis.

7. Desde quando o bebê deve começar a dormir de barriga para cima?

O bebê deve começar a dormir de barriga para cima assim que seja possível, logo após seu nascimento. É importante levar em conta que que os bebês devem se acostumar com essa posição lentamente.

8. Até que idade é preciso se preocupar com a posição correta para o bebê dormir?

A MSI atinge bebês de até um ano de vida. Portanto, até o bebê completar essa idade é preciso ficar atento com a posição correta para ele dormir: de barriga para cima!

9. Quando é possível deixar o bebê em outra posição?

Quando o bebê estiver acordado, pode ser colocado de barriga para baixo desde que acompanhado por um adulto. Essa posição é recomendada para o fortalecimento da musculatura e desenvolvimento do bebê.

10. Quem recomenda que os bebês devem dormir de barriga para cima?

As evidências científicas são inquestionáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam fortemente deitar o bebê de barriga para cima. Os países que promovem deitar o bebê nessa posição reduziram as mortes súbitas em 50%. A Sociedade Brasileira de Pediatria também faz esta recomendação e a Pastoral da Criança orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima.

11. Já foram feitas outras campanhas de prevenção a morte súbita no mundo?

Sim, Os Estados Unidos e a Inglaterra já realizaram importantes campanhas orientando que a posição segura para o bebê dormir é de barriga para cima.
No ano 1992 a Academia Americana de Pediatria, em conjunto com a campanha educacional conhecida como “Back to Sleep” (“de costas para dormir”) , recomendaram colocar as crianças para dormir com a barriga para cima, com o intuito de diminuir o risco de MSI. Esta estratégica conseguiu reduzir a incidência de MSI em 40%. Abaixo segue gráfico que demonstra como a campanha contribuiu para a redução do índice de MSI nos Estados Unidos:


Esta redução dos óbitos infantis por MSI ocorreu em diversos países após o desenvolvimento de campanhas semelhantes. A campanha desenvolvida em 1991 na Inglaterra conseguiu reduzir o número de óbitos por MSI em 75%:


12. Qual são os índice de incidência da morte súbita infantil em crianças da Améica Latina?

Ainda não há estatisticas, mas acredita-se que seja em torno de 1,0 por mil nascidos vivos. O grande problema na América Latina é a má notificação nas declarações de óbito (DO) quando ocorre a morte súbita. Os profissionais de saúde muitas vezes não reconhecem a MSI. É um tipo de óbito que ocorre, mas acaba sendo classificado com outras causas ou morte de causa desconhecida.


Mais informações:

http://www.pastoraldacrianca.org.br/hotsite/hotsite.htm

Nota Técnica - Posição correta para o bebê dormir.
BMJ Sudden infant death syndrome (SIDS, Cot death)

Sudden infant death syndrome: Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck. Lancet 2007; 370: 1578–87

6 comentários:

Malu disse...

Oi Halini. Nem sabia que vc tinha o blog, vi na promoção de seguir e vim conhecer e seguir, claro.
:)
Estou horrorizada com essa matéria, sempre achei que minha filhota estava segura em dormir de ladinho... caramba...
Vou tentar deixá-la dormir de barriga pra cima de dia (bom, qdo ela dormir de dia de novo pq ela parou no dia seguinte que fez 1 mês) pra ver se crio coragem de fazer isso à noite.
Mto bom seu blog
Bjos
Malu (do orkut)

Halini, mãe do Marcelo (5 anos) e da Lara (1 ano). disse...

Oi Malu! Bem-vinda!!!!
Pois é, estamos todas "chocadas"!
Por issso decidi divulgar a campanha. Vai ser uma mudança difícil, pois envolve um comportamento de décadas! Mas diante de dados e pesquisas não temos como não repensar nossos hábitos, né?
Bjo grande e obrigada por estar sempre conosco!
Halini

Cristine disse...

Estou muito preocupada pois meu bebê de 6 meses se vira sozinho durante a noite e fica dormindo de barriga para baixo. Devo acordá-lo para colocar de barriga para baixo?

BABY COOL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BABY COOL disse...

Oi Cristine! Não sei te explicar ao certo o que fazer. Pois vc não pode ficar a noite toda acordando para virar o seu bebê. Mas deixá-lo dormindo de barriga para baixo pode ser perigoso. A partir do 6º mês, os bebê têm mais "mobilidade" e se viram sem muita dificuldade. Mas acho que você deve conversar sobre isso com seu pediatra. Ou então entrar em contato com a Pastoral da Criança.

www.pastoraldacrianca.org.br/hotsite/fale.htm.

Eles têm profissionais que podem te orientar com precisão. Bjo grande!

Clara disse...

Ola Cristine, vi seu comentario...Eu moro nos USA e aqui a posicao de barriga para cima e a unica adotada aqui ( tem casos raros e especiais que nao), entao eles dizem que apartir do momento que a crianca comeca a se virar sozinha e toda hora, pode deixar na posicao que a crianca escolher. Sei disso, pois minha filha comecou a virar aos 3 meses. So nao tenha nada no berco...Travesseiro, bichinho de pelucia, paninho. Eu estou um pouco chocada com a posicao que os profissionais de saude estao tomando nesse assunto no Brasil, pois eles ainda estao aconselhando de lado mesmo que os estudos no mundo comprovem que a posicao mais segura e de barriga para cima.