sábado, 16 de maio de 2009

Humanização do Parto - Doulas























DOR HUMANIZADA

Por Bárbara Luz BARBARA@EDITORAA2.COM.BR / Foto Marcos Ferreira/ REVISTA SAÚDE/ EDITORA BIANCHINI

"Quando a hora do parto se aproxima, a presença de uma doula pode ser fundamental para tranqüilizar, confortar e dar segurança à mãe. Corajosas e determinadas, essas mulheres estão mostrando que nem sempre o parto sem dor é a melhor opção. E quem já experimentou, aprovou a idéia."


Dúvidas, medo e ansiedade se misturam quando a hora do parto se aproxima. E para a mulher que se encontra sozinha, rodeada de enfermeiras e médicos que, acostumados com essa cena, mostram-se muitas vezes indiferentes, a angústia pode ser ainda maior. Na época de nossas avós, quando os bebês nasciam em casa, as mulheres podiam contar com a experiência de suas mães, tias e vizinhas para tranqüilizá-las. Com a hospitalização do parto e introdução da anestesia, no século 19, dar à luz se tornou mais seguro e sem dor, motivo de comemoração para elas. Em contrapartida, esse momento mágico foi reduzido a um ato técnico, quase banalizado por alguns profissionais.

Para resgatar a emoção ímpar perdida durante a modernização do parto, surge a figura da doula, palavra de origem grega que significa “mulher que serve”. O papel da doula é justamente dar o suporte físico e emocional para a mulher, antes, durante e depois do parto. Durante o parto, a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento etc.
Antes mesmo de ficar grávida, Camila Fornaziero, 28 anos, já estava decidida a não abrir mão da presença de uma doula em seu parto. Quando começou a sentir as primeiras contrações, foi a São Paulo para ter seu bebê, onde teve o acompanhamento da doula Ana Cristina Duarte. “Não encontramos em Sorocaba um hospital que trabalhasse em parceria com uma doula”, argumenta, sobre a ida a São Paulo. Atitude que não se arrepende. “A presença da Ana Cris foi muito importante para me tranqüilizar. Quando você está em trabalho de parto, milhares de coisas passam pela sua cabeça e tê-la ao meu lado, dando conforto, acalmando, foi fundamental”, relembra ela, que sem cortes, raspagens ou anestesia deu à luz da maneira mais natural possível a Rafael, de dois meses.

TAXAS ALTAS

Segundo a Associação Nacional de Doulas, a demanda por esse serviço no Brasil ainda é pequena quando comparada a outros países, mas vem crescendo significativamente. Isso porque cada vez mais mulheres desejam que seus filhos cheguem ao mundo através de um parto humanizado.
Para a doula Adriana Malteze isso é um indício de que “as mulheres estão resgatando o direito de serem donas do próprio parto, de poderem optar como querem ter seus filhos e de poderem dispensar tanta tecnologia que veio para salvar vidas quando necessário, e não para serem banalizadas e tornarem-se “o normal”.
O desabafo de Adriana diz respeito ao número absurdo de cesáreas feitas no País. Enquanto a Organização Mundial de Saúde considera aceitável uma taxa de cesárea anual não superior a 15%, cerca de 80% dos partos realizados nas maternidades brasileiras são cesarianas, cuja utilização indiscriminadamente é muito criticada por alguns médicos. Segundo o Royal College of Obstetricians de Londres, a mulher que faz uma cesárea sem necessidade corre quatro vezes mais risco de ter complicações posteriores. Na Inglaterra, a taxa de cesáreas está por volta dos 20%, índice também acima do recomendado.

NA HORA H

O que é uma doula?
São mulheres especializadas no acompanhamento do parto no que se refere ao suporte físico e emocional à mulher e ao acompanhante por ela escolhido (marido ou outra pessoa). Elas visam o parto humanizado, que é um parto no qual todas as escolhas das mulheres são respeitadas, além de ser feito com o mínimo de intervenções médicas possíveis, como raspagem pubiana, lavagem ou episiotomia, corte para aumentar a abertura da vagina.

Quando procurar uma doula?
Quanto antes a doula for contatada, maiores as chances de se obter um parto o mais natural possível. Se as condições de parto já são tema de discussão entre a gestante e o marido ou alguém de confiança, já é um bom momento para conhecer o trabalho de uma doula.

Quanto custa o serviço?
Custa cerca de 500 reais.

Quais os serviços inclusos nesse valor?
Estão inclusos uma visita pré-parto, o acompanhamento de parto desde o início, em casa, até o nascimento do bebê, no local onde a gestante escolher. Também inclui suporte pós-parto.

Pesquisas mostram que a atuação da doula no parto pode diminuir em 50% as taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto e em 60% os pedidos de anestesia.


Nenhum comentário: